quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Plano de Ação



As novas tecnologias vieram definitivamente modificar as nossas vidas. Enquanto professores, passámos a ter acesso a uma panóplia infinita de informação e de partilha.

Hoje nas nossas aulas o quadro e o giz, já foram ultrapassados pelo quadro interativo, os alunos, professores e alguns funcionários consultam a plataforma da escola para terem acesso a fichas, eventos, horários, etc.

Através do facebook, falam sobre conteúdos escolares, passeios, festas de Aniversário, jogos, assuntos de interesse comum, vídeos, imagens, etc.

A nossa vida prática também ficou facilitada. Podemos, por exemplo, marcar uma viagem, encomendar as compras do supermercado, consultar a conte bancária e fazer pagamentos, transferências, etc.

Este ano, tal como no ano anterior, alguns alunos estão a escrever uma peça de teatro no espaço biblioteca. O primeiro passo teve a ver com a pesquisa sobre os temas do programa dos quais irão tratar tais como a bulimia, o bulling e os efeitos do divórcio nas crianças. Para isso, os alunos documentaram-se através das ditas pesquisas para que constem nas suas falas, de modo, a que a informação seja passada e o conteúdo do seu texto dramático se torne rico.

Este trabelho vai ser apresentado no dia do agrupamento, como de costume, mas desta vez, vamos filmar a peça e coloca-la no you tube.

Para isso, através do you tube podemos abrir uma conta no portal que nos dá acesso a estatísticas detalhadas sobre o vídeo publicado, o que estimula e motiva os nossos pequenos dramaturgos/atores, uma vez que lhes permite conhecer o número de vezes que o vídeo foi visualizado. Esta funcionalidade permite ainda conhecer a nacionalidade dos utilizadores que acedem ao vídeo e a altura do dia em que acedem.

Quanto aos bloggers, todos sabemos como funciona, no meu caso, aprendi na nossa formação, pelo que me escuso a grandes detalhes, remetendo-me somente à minha prática enquanto professora Bibliotecária, que alguns professores mostraram interesse numa sessão que será agendada e dirigida à comunidade escolar.

No blogue como todos aprendemos, serve várias finalidades, após termos definido aquelas que queremos desenvolver. Contudo, vou debruçar-me na sua utilidade em contexto de sala de aula.

Um professor de Português poderá criar o blogue que lhe servirá de apoio à leitura de uma obra integral. Os alunos poderão ainda postar uma síntese ou apresentar um final diferente para a história no contexto de uma das atividades da biblioteca, “Quem decide sou eu”, um professor de língua estrangeira poderá propor desafios de modo a que os seus alunos respondam a esses mesmos desafios exercitando a língua em questão.

Enfim, arranjaremos aquando da ação, propostas da utilização do blogger para cada uma das disciplinas.

Na esperança que os outros professores colaborem cada vez mais com os professores bibliotecários, de modo a haver uma partilha efetiva de saberes, conto também com a participação de algumas alunas de 3º ciclo que se mostraram interessadas em utilizar esta rede social. Após as devidas autorizações dos respetivos Encarregados de Educação, estamos a organizar com a colaboração dos mesmos blogues pessoais através do Flickr que é a ferramenta que permite entre outras opções a criação de álbuns para armazenamento de fotografias – foi esta a ferramenta que mais as entusiasmou, uma vez que todas já têm facebook.

Tenho por hábito utilizar este frase de Henry Peter que tem muito a ver com a conquista de saberes que mais ou menos acentuada, acredito que viva em cada um de nós: ”A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar”.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário